quinta-feira, 9 de junho de 2011

Esquerda ou Direita?


"Menos de 30 e não esquerdista: Sem Coração!
Mais de 30 e esquerdista: Burro!"
                                                                                             The Edukators

Algum tempo atrás a definição era clara, e confesso grosseira, em minha cabeça:
- A esquerda preocupa-se com reformas sociais e quebra do status quo;
- A direita deseja manter a ordem como está;

Mas isso é na prática esquisito para alguém que morou toda a vida em uma cidade pequena, com uma mentalidade política bastante aflorada (Infelizmente por motivos dúbios, mas bastante ativa!); de modo que sempre se associou política a pessoas e não a partidos! Para mim sempre houve o lado verde (do bem!) e o vermelho (do mal!) - ou o velho bacural e bicudo. Idéias nunca foram algo a se discutir, o importante era se íamos ganhar uma casa, uma feira ou remédios para os filhos...

Aí meu consolo era:
No interior é diferente! Em nível macro é que se faz política e os debates e as ideologias ganham vida!

Mas com o tempo tudo passou a se misturar...
Se eu não consigo aplicar um conceito político em minha cidade, para quê ele serve?

Onde há ideologia num governo corrupto que avança, avança e avança rumo a um destino tão desconhecido por nós quanto aplaudido...

O que fazer com as etiquetas que colocamos nos partidos, quando a prática macro-política de conchavos e alianças revela-se tão mesquinha e pequena quanto os velhos Jingles de carros de som nas ruas e uma multidão alienada por um emprego na prefeitura?

O fato é que tudo em nossa sociedade gira em torno do jogo de interesses

Então como diabos eu posso ter orgulho de ser esquerdista – e me defino assim - se os representantes que escolhi demonstram que antes dos 30 eu apesar de ter coração já sou burro?


Um comentário:

Peônia disse...

Arcanjo,
indiquei seu blog para receber o selo "Sunshine Award", que recebi do blog "Palavreados ao Vento" da amiga Marly Bastos.
Espero que não se importe. Quis indicar os blogs que mais gosto.

Beijos!

http://epifaniasdeumaflor.blogspot.com/2011/06/selo-premio-sunshine-award.html